Barista Júlia Fortini foi eleita uma das melhores baristas do mundo em 2022

A barista Júlia Fortini foi eleita a 10ª melhor barista do mundo em preparo de café.

A premiação ocorreu no World Brewers Cup, realizada na Austrália.

Saiba mais sobre a premiação da barista Júlia Fortini

Especialista mineira Júlia Fortini foi eleita a 10ª melhor do mundo em preparo de café no Campeonato Mundial de Brewers (World Brewers Cup), na Austrália, na última semana.

A barista é a Campeã Brasileira de Brewers e representou o Brasil na premiação, que contou com mais de 40 candidatos.

A posição, entre os 10 primeiros do mundo, coloca o país em destaque na categoria.

“Foram meses de preparo, horas por dia, muita dedicação. E eu dei o meu melhor e estou muito orgulhosa da apresentação que entreguei e de toda essa jornada. E foi muito bom estar lá, competindo ao lado dos melhores do mundo a um nível altíssimo. Foi a minha primeira competição mundial. Estou, ao mesmo tempo, extremamente feliz e orgulhosa, mas com ainda mais vontade de voltar e trazer uma colocação ainda melhor”

Júlia Fortini, sócia da Academia do Café, em Belo Horizonte, se prepara para o Mundial desde 2020, após ser consagrada como campeã nacional de Brewers Cup.

A competição estava prevista para maio daquele ano e foi adiada para 2021, quando postergou o seu título para participar em 2022 por conta da pandemia de Coronavírus.

Treinamento para a competição

Depois de uma pausa nos treinamentos, devido ao distanciamento social, em 2021 ela voltou a treinar pontualmente.

A partir de abril deste ano, deu início aos treinos oficiais e desde junho eles foram intensificados, com dedicação de três horas por dia, todos os dias.

O treino inclui testes, degustações e precisão em cada etapa.

Júlia fez várias viagens para estudar e escolher o grão de café a ser utilizado, além de testar diversos métodos, utilizando utensílios diferentes.

“O café precisa ser incrível, algo que você se identifica, te emocione e que você quer compartilhar com todo mundo, que consegue apresentar como melhor café do mundo, por isso é importante pensar em cada detalhe”, explica.

Além da experiência na Academia do Café, onde atua desde 2011, Júlia Fortini é a 5ª geração de uma família de produtores cafeeiros.

Trabalhou nesta área nos Estados Unidos e em Barcelona e também está envolvida na importação de cafés brasileiros especiais para os EUA.

Veja também:

Campeonato Brasileiro de AeroPress 2022

Rio Coffee Nation 2022

Aprenda a dominar a arte da Aeropress: guia com passo a passo, dicas e truques para utilizar esse método de preparo de café e alcançar uma experiência sensorial inigualável 

Academia do Café

A Academia do Café surgiu em 2011 como um espaço onde fosse possível educar os produtores de café sobre a qualidade do que era produzido e como melhorar.

A partir de então, outras necessidades surgiram, desde a oferta de cursos de baristas à apreciação de cafés especiais.

O resultado é a união, em um só lugar, de tudo aquilo que profissionais, comerciantes e amantes da bebida precisam.

Pioneira como espaço de treinamento do ramo e cafeteria, a Academia é ainda, um laboratório onde é possível avaliar e selecionar lotes especiais que serão fornecidos para o mercado interno e externo.

A Academia do Café oferece exclusivamente grãos brasileiros, de pequenos e grandes produtores do Brasil, sendo 70% de produção própria.

São oferecidos vários métodos de preparo para os clientes e é executado um trabalho de formação de público para o conhecimento e apreciação de cafés especiais.

Coordenada por Bruno Souza, quarta geração de uma família produtora de café, primeiro brasileiro licenciado Q Grader e presidente da BECCOR, importadora americana de cafés especiais brasileiros e da Academia do Café Netherlands, importadora europeia.

A ida de Bruno para os Estados Unidos em 2002 aumentou a percepção de que era necessária a recuperação da imagem do café brasileiro no exterior e a importância de se propagar conhecimento aos produtores.

Barista Júlia Fortini foi eleita uma das melhores baristas do mundo.

Vídeo Academia do Café

REDES SOCIAIS CAFÉ QUE MARCA

Instagram

Facebook

Deixe um comentário