Café e personalidade

Pesquisa americana correlaciona o hábito de beber café com a personalidade das pessoas

Café e personalidade? O que um tem a ver com o outro?

Aparentemente, o café não tem nada a ver, mas os seus hábitos de consumo da bebida podem estar associados a sua personalidade. Em tempos de pandemia, em que as pessoas estão saindo pouco de casa (ou pelo menos deveriam), muitas pessoas passaram a consumir a bebida de forma diferente do que estavam acostumados quando podiam frequentar as cafeterias, por exemplo.

Essa ligação do café com a personalidade foi o foco de um estudo realizado nos Estados Unidos que tentou fazer essa correlação do café, principalmente da forma como ele é consumido, com as características das personalidades das pessoas.

O estudo da relação do café e da personalidade

Para realizar o estudo da relação do café com a personalidade, os pesquisadores norte-americanos entrevistaram duas mil pessoas para entender um pouco mais sobre suas preferências e hábitos de consumo. Após o levantamento das informações, foi possível entender como os americanos realizam o consumo da bebida café e como eles estão ligados às características das pessoas. 

Entre os resultados encontrados, destacamos:

Geração Z

Em média, aqueles que preferem cafés gelados são predominantes na geração Z, que é uma definição da sociologia para quem nasceu entre a segunda metade dos anos 1990 até o começo dos anos de 2010, sendo considerada a geração que vem depois da geração Y. Para essa última geração, considera-se as pessoas que nasceram a partir do ano de 1982 até a segunda metade dos anos 90. 

Entre as características principais da Geração Y, podemos destacar que são pessoas práticas, realistas, odeiam rótulos e são adeptas do pensamento lógico. 

A pesquisa conseguiu levantar mais algumas características que podemos acrescentar também aos jovens dessa geração: preferem temperaturas quentes e dias ensolarados, gostam de assistir programas de ficção e são adeptos da rede social Instagram.

Geração Pós Segunda Guerra Mundial

A pesquisa também caracterizou os hábitos de consumo do café da geração que nasceu após a Segunda Guerra Mundial, correlacionando também às personalidades. Do estudo, podemos extrair o seguinte:

  • Preferem café bem quente (a geração Z prefere gelado)
  • São mais extrovertidos
  • Gostam de assistir comédias 
  • Estão mais no Facebook (que também é dona do Instagram) 

Café Quente

Uma curiosidade é que o consumo de café quente aumenta com a idade, principalmente entre os que estão acima dos 56 anos de idade. Na matéria original, não tinha explicação dessa relação da idade com a temperatura do café. Mas, provavelmente, está relacionado aos hábitos que herdamos de nossos pais. O consumo de café gelado não é novo, mas ganhou força em anos mais recentes.

Amantes do café

Como era esperado para quem é amante do café, també chamados coffelovers e que são pessoas apaixonadas pela bebida, preferem deixar de utilizar redes sociais, de assistir à televisão, de consumir álcool e jogos do que deixar de tomar o cafezinho de cada dia. 

Acho que nem era necessário uma pesquisa para confirmar isso, mas de qualquer forma, deixa bem claro que os amantes do café são fiéis à bebida.

Café e leite

Quer mais uma curiosidade sobre o café e personalidade? Um em cada quatro fã de café prefere não tomar a bebida se não tiver leite (neste caso, não são os verdadeiros amantes do café, né?). A relação do café com o leite é bem antiga e muita gente gosta de colocar leite no café para quebrar o gosto amargo da bebida.

Pandemia e café em casa

A pandemia causou boas alterações no modo de consumir café por boa parte das pessoas. Muitas delas começaram a tentar reproduzir as bebidas que consumiam em cafeterias, bares, restaurantes etc em casa. 

Olhando para a pandemia, quase seis em cada dez entrevistados (59%) diz ter alterado o consumo de café com as novas circunstâncias provocadas pela covid-19 e quase metade (46%) experimentou novas soluções em casa que nunca antes tinha provado.

Site Delas

E aí, gostou dos resultados da pesquisa?

Deixe nos comentários como costuma consumir o seu café: quente, frio, com leite etc.

Veja mais Sobre o Café

Receitas

Notícias

Marcas de Café

Quer mais informações sobre o mundo cafeeiro? Acesse nossa seção Sobre o Café.

5 comentários em “Café e personalidade”

  1. Pingback: Tudo sobre café coado - Café que Marca

  2. Pingback: Dados de consumo de café em 2020 - Café que Marca

  3. Pingback: Consumo de café no Brasil em 2020 - Café que Marca

  4. Pingback: Marca de Café Pilão - Café que Marca

  5. Pingback: Marca de Café Fazenda Pessegueiro - Café que Marca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.