Como abrir um café ou uma cafeteria

Imagem de um pacote de café orgânico da marca Orfeu
Imagem de um pacote de café orgânico da marca Orfeu

Clique e compre os melhores cafés pelos melhores preços!


E aí, está procurando informações sobre como abrir um café ou uma cafeteria?

Pois saiba que você não está sozinho nessa jornada.

Empreender é o sonho de 46% da população brasileira.

E quando se fala em abrir um negócio próprio, o segmento de alimentação é o mais significativo. 

Entre os tipos de negócios mais procurados, “como abrir um café ou uma cafeteria” aparece nas primeiras colocações. 

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022 do Sebrae, o Brasil possui atualmente 43 milhões de empreendedores.

Destes, 14 milhões já possuem um negócio próprio estabelecido há, pelo menos, três anos e meio. 

Parece pouco, né?

Mas em um país extremamente burocrático e instável em questões de política, economia e jurídico, chegar a essa marca já é motivo de muita comemoração.

Empreender no Brasil não é fácil.

Para ajudar os futuros empreendedores sobre como abrir uma cafeteria (ou um café como muitos preferem dizer), conversamos com dois especialistas do Senac.

Gerson Bonilha Júnior, professor de Bebidas e Serviços do Centro Universitário Senac, e Marcelo Traldi Fonseca, professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Alimentos e Bebidas do Senac São Paulo.

Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. 

A primeira experiência nessa modalidade aconteceu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. 

Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 370 polos presenciais para avaliações.

Deu para ver que o Senac tem uma longa experiência em formar profissionais e sabe sobre o que está falando, certo?

Então, fica com a gente até o final deste post.

Além de dicas especiais para te ajudar na decisão de abrir uma cafeteria, você confere uma entrevista exclusiva do especialista para o Café que Marca com dicas valiosas para quem deseja abrir uma cafeteria.

Então, vamos ao que interessa.

Pegue o seu cafezinho e boa leitura. 

Siga nossas redes sociais!

Veja também:

Melhores cafés em Belo Horizonte: seleção de cafeterias traz as mais antigas e as mais bem avaliadas na cidade de BH

10 melhores franquias de café para investir

Mercado de café no Brasil

Café é o que não falta no Brasil.

O país é o maior produtor e exportador mundial desse grão maravilhoso. 

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), somente no primeiro semestre de 2022, foram comercializados 23,5 milhões de sacas de café.

Ah, e se você está em dúvida se vale a pena vender café para os brasileiros, saiba que bebemos café demais.

Somos o segundo país que mais consome o grão no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos da América, que adoram um café americano, estilo Starbucks.

No mercado interno, os números também são positivos nos negócios com atuação no setor de cafeteria.

E veja que dados interessantes da Euromonitor Internacional.

O setor varejista on-trade (empresas que vendem café para preparo ou pronto) cresceu 5% em 2022, com estimativa de aumentar até 10% em 2023.

Com esses dados, já dá para sair investindo, certo?

Calma, não é bem assim. 

Primeiros passos para montar uma cafeteria

Ainda que as perspectivas sejam animadoras para quem deseja empreender, é preciso muito planejamento e conhecimento de mercado. 

De acordo com o professor de Bebidas e Serviços do Centro Universitário Senac, Gerson Bonilha Júnior, é importante ter compreensão sobre tipos de grãos, região produtora, e principalmente, sobre distribuição e tendências de consumo.

Gerson Bonilha Júnior, professor de Bebidas e Serviços do Centro Universitário Senac
Gerson Bonilha Júnior, professor de Bebidas e Serviços do Centro Universitário Senac

“O plano de negócios é extremamente importante. Com ele é possível traçar um retrato fiel do mercado, do produto e consequentemente, das atitudes do empreendedor, considerando as principais tendências e identificando oportunidades”

Gerson Bonilha Júnior

O mercado de cafés está evoluindo.

E os clientes de cafeterias demonstram mais interesse por outros métodos de preparo do café, além do espresso. 

Desse modo, o futuro empreendedor pode incluir mais opções de produtos no cardápio.

A diversificação tende a atrair mais consumidores.

Plano de negócios

Bonilha explica que entre as principais informações que devem constar em um plano de negócios para cafeterias, estão:

– Análise de mercado (quem são os potenciais clientes, concorrentes e fornecedores);

– Definir localização da empresa;

– Criação de cardápios e preços;

– Tipos de equipamentos necessários;

– Capital que será investido;

– Contratação de equipe;

– Análise de faturamento e lucro;

– Tempo de retorno do investimento.

Em relação a preocupação com a concorrência, o professor do Senac argumenta que abrir um negócio é relativamente fácil.

Contudo, a dificuldade está em manter o local e os serviços atrativos, bem como realizar uma boa gestão.

“Para driblar a concorrência é preciso que o empreendedor se destaque dos demais, sendo estratégico na localização, apresentando um cardápio atrativo e com variedade, praticar um preço honesto para os serviços e ainda, oferecer um ambiente acolhedor e um serviço de excelência”.

Gerson Bonilha Júnior

Normalmente, as cafeterias oferecem produtos semelhantes, além do café e outras bebidas quentes ou frias: pão de queijo, tortas, salgados, bolos e doces. 

“Mas isso não é o suficiente, por isso, que tal pensar em receitas produzidas à base de café? Outra dica para ser avaliada é sugerir harmonização dos tipos da bebida com comidas, condição que requer bastante conhecimento sobre o produto”

Gerson Bonilha Júnior

Como definir os fornecedores da cafeteria?

Pesquisar!

Inicialmente é preciso pesquisar e comparar várias opções de empresas fornecedoras.

Desse modo, você irá encontrar aquela que atenda às principais necessidades do negócio: qualidade da matéria-prima, preço, capacidade e prazo de entrega.

“Nessa fase do negócio, é importante ter em mente que é fundamental valorizar os fornecedores locais. Para conhecer mais sobre o trabalho dessas empresas, participe de eventos como feiras e congressos no segmento de Alimentos e Bebidas. E ainda, faça uma visita técnica na fazenda que produz o café que você deseja comercializar, a fim de conhecer as práticas de produção”

Gerson Bonilha Júnior

Outra informação relevante é avaliar as propostas dos fornecedores, para identificar qual se destaca positivamente, em termos de parceria. 

Essa avaliação é importante, pois, algumas empresas podem ir além do fornecimento do produto torrado, disponibilizando: xaropes, xícaras, equipamentos e treinamentos.

Conhecimento é um diferencial importante do negócio cafeteria

A liderança do Brasil na produção de café e o crescimento do setor varejista são dois indicadores do bom momento do setor. 

Por isso, é fundamental ter conhecimentos aprofundados do cultivo, distribuição, processamento, preparo e venda do produto.

Para quem tem interesse em adquirir esses conhecimentos, o Senac EAD disponibiliza o curso de extensão universitária Café, Chá e Infusão: história e cultura“. 

O objetivo é oferecer o desenvolvimento necessário aos profissionais que atuam no setor ou que identificam uma oportunidade de montar o próprio negócio.

Com esse entendimento, alguns dos temas abordados são: contextualização histórica, principais regiões produtoras, sistema de classificação, distribuição e rituais de consumo. 

“É possível enxergar que, o café por exemplo, engloba diferentes formas de preparo. Além disso, é um ingrediente gastronômico com infinitas possibilidades de harmonização e oportunidades de uso”

Gerson Bonilha Júnior

E aí, gostando do conteúdo?

Então, não para, não.

Se for preciso, pega mais um café que depois da aula do professor Gerson, vamos entrar em um bate-papo com o professor Marcelo Traldi Fonseca, que concedeu a entrevista abaixo.

Vamos lá,porque tem muito conteúdo importante para você que está pensando em abrir uma cafeteria ou um café.

Marcelo Traldi Fonseca, professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Alimentos e Bebidas do Senac São Paulo
Marcelo Traldi Fonseca, professor de graduação e pós-graduação nas áreas de Alimentos e Bebidas do Senac São Paulo

Quanto precisa para abrir uma cafeteria? 

O custo de abertura de uma cafeteria pode variar muito de acordo com o tamanho, mas poderíamos dividir em três portes:

Cafeteria pequena: até 30 lugares

Entre R$ 30.000 e R$ 50.000 de equipamentos e utensílios (cafeteira, geladeiras, forno, formas, liquidificadores, bancadas, entre outros).

Entre R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00 de mobiliário (mesas, cadeiras, aparadores e armários). 

Por volta de 10.000,00 de enxoval como xícaras, copos, pratos, talheres. 

Por volta de R$ 10.000,00 a R$ 20.000 de estoques de produtos. 

Total entre R$ 60.000,00 e R$ 100.000,00. 

Para uma cafeteria de porte Médio entre 40 e 60 lugares estes valores ficariam no total entre R$ 100.000,00 a 350.000,00 (mantendo as proporções da pequena).

E para uma cafeteria de grande porte entre 60 e 100 lugares entre R$ 350.000,00 a R$ 600.000. 

Porém, algumas variáveis devem ser consideradas como o estado do imóvel.

Isso pode demandar uma reforma mais cara, as taxas e alvarás de abertura, um capital inicial que deve considerar o aluguel, salários e matéria-prima pelos dois primeiros meses (até que se tenha um fluxo de caixa mais contínuo).

Qual é o lucro de uma cafeteria? 

Em média, negócios de alimentação têm uma margem de lucro previsto entre 10% e 20%. 

O que é preciso para montar uma cafeteria pequena? 

Para o ponto comercial é importante que tenha geradores de demanda comerciais, como escritórios, comércio, bancos, escolas, entre outros e que preferencialmente tenha também uma boa demanda residencial.

Desta forma, os diferentes day-parts (períodos de funcionamento) e dias de movimento são variados, uma vez que a demanda comercial é mais forte em dias úteis e durante o período da manhã e tarde e o residencial em finais de semana e feriados com horários mais abrangentes. 

Importante que tenha um mix de produtos que ampliem as vendas além do café para que o ticket médio seja mais elevado, além de uma operação que seja bem estruturada. 

O que preciso comprar para montar uma cafeteria? 

Para montar uma cafeteria é preciso comprar equipamentos e utensílios como cafeteira, geladeiras, forno, formas, liquidificadores, bancadas, entre outros.

Também é preciso investir em mobiliário como mesas, cadeiras, aparadores e armários. 

Sem esquecer, é claro, das xícaras, copos, pratos, talheres e estoques de produtos.

Como montar um café com pouco dinheiro? 

Uma forma de economizar na montagem é buscar utensílios, mobiliário e equipamentos em lojas de produtos usados.

Existem algumas especializadas na venda deste tipo de produtos para restaurantes em que estes estão em ótimas condições e com custos mais baixos. 

O que mais vende numa cafeteria? 

Além do café, que tem um bom volume de vendas, produtos que complementam o consumo de um café, como pão de queijo, nas diferentes apresentações de tamanhos e sabores, mini pães, bolos e tortas doces e salgadas, sanduíches, cookies, além de bebidas à base de café

Qual é o público-alvo de uma cafeteria? 

São basicamente dois tipos:  

O público de demanda comercial, que são as pessoas que trabalham próximo ao estabelecimento e, normalmente, consomem com mais frequência.

Esse consumo ocorre em, basicamente, dois principais horários, sendo pela manhã e depois do almoço (período da tarde) para uma pequena pausa no trabalho. 

Este público, além de consumir in loco, muitas vezes acaba levando produtos no sistema grab and go para consumir em outro local como no escritório ou em casa. 

E o público residente, que normalmente consome aos finais de semana e em horários distintos do horário comercial. 

Normalmente, tem um ticket médio mais alto uma vez que gastam mais tempo e têm mais disposição para consumo de produtos mais variados.

Brunchs e refeições mais leves são também mais comuns com este público 

Como faturar com cafeteria? 

Cada vez mais os consumidores buscam novos produtos e soluções para seu cotidiano, sem renunciar a sabor, qualidade e preços competitivos. 

Desta forma, estar antenado com novos produtos oferecidos no mercado, desenvolver novas combinações, apresentações de produtos de forma criativa e inovadora ajudam a atrair novos consumidores. 

Estar atento a novas formas de atender a demanda de forma a não ficar somente no atendimento presencial, sistemas que facilitem a compra e possam ser feitas via aplicativo com antecedência. 

Planejar entregas em horários e locais com antecedência ou mesmo no local em que o consumidor desejar (personalização do delivery). 

Utilizar sistema de fidelidade não somente por frequência de compras, mas por produtos ou ainda por valor, criando vantagens reais e personalizadas para o consumidor. 

Como é o funcionamento de uma cafeteira? 

A operação de uma cafeteria segue as mesmas rotinas de qualquer negócio de alimentação. 

As etapas de funcionamento são: 

Compras: buscar fornecedores e parceiros que atendam às exigências legais e de qualidade, encontrar preços competitivos, sempre buscar os melhores preços e produtos, trabalhar bem as especificações de cada produto, ter sempre fornecedores alternativos ao principal para evitar falha de entregas ou falta de produtos 

Recebimento: cuidado com as especificações dos produtos, atenção à qualidade dos produtos na entrega, como embalagens não violadas, temperatura, nota fiscal e quantidades corretas. 

Estocagem: manter o menor estoque possível, usar as técnicas de estocagem corretas, observar as normas da vigilância sanitária (em todas as etapas).

Produção: ter fichas técnicas que são a sistematização das receitas e identificação dos custos dos produtos produzidos, usar a criatividade para desenvolver novas preparações, ser consistente com a qualidade dos produtos 

Venda: Otimizar as vendas considerando os diferentes tipos de consumidores, manter a equipe treinada e atualizada, desenvolver novos produtos e formas de serviço.

Deixe um comentário