Dados de consumo de café no Brasil em 2020

Dados de consumo de café em 2020

Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou os Dados de Consumo de Café em 2020 no Brasil, um produto que faz parte da cultura e dos hábitos do brasileiro, bem como um importante insumo da agricultura do país com forte impacto em nossa economia.

Consumo do café em alta entre os brasileiros

Mesmo com a pandemia, que causou grande impacto em diversos setores econômicos do país, inclusive no setor das cafeterias, o consumo do café segue em alta no Brasil. Houve um aumento de 21,2 milhões de saca, o que representa uma alta de 1,34%, considerando-se em conta os meses entre novembro de 2019 e outubro de 2020 e comparados com os meses de novembro de 2018 a outubro de 2019. 

Se você está procurando café para comprar, separamos algumas opções que você deve experimentar:

Clique para comprar Café especial Santo Grão
Clique para comprar Café Pilão
Clique para comprar Café Native Orgânico

Brasil: segundo país em consumo de café no mundo

De acordo com a ABIC, o Brasil ainda é o segundo país no mundo em consumo de café, perdendo somente para os Estados Unidos.

A pesquisa trouxe que o consumo per capita de café pelos brasileiros foi de 5,99 kg por ano de café cru e 4,79 kg por ano de café torrado.

Indústria de café brasileira

A ABIC também realizou uma pesquisa qualitativa sobre o consumo de café no Brasil, que revelou que 82% do setor de beneficiamento do café é composto por micro e  pequenas empresas, com a concentração da produção industrial na região Sudeste, com 76,6%, e na segunda posição o Nordeste, com 15,4%.

Café torrado e moído

Apesar da forte tendência das pessoas começarem a fazer o café em casa utilizando métodos mais avançados do que o simples e tradicional café coado, os dados da pesquisa da ABIC sobre o Consumo de café em 2020 no brasil indicam que o café torrado e moído ainda é o mais consumido pelos brasileiros.

O café torrado e moído representa 81,4% do faturamento das indústrias do setor de produção de café.

Café torrado e em grão

Porém, apesar de não ser o mais consumido pelos brasileiros, o café torrado e em grãos tem tido seu consumo em uma alta crescente. E a pesquisa da ABIC sobre o Consumo de Café em 2020 demonstra que esse tipo teve um aumento de 3,4%  de participação em 2000 para 15% em 2020.

Embalagem de café

A pesquisa também revelou que a embalagem mais utilizada pela indústria do café, tanto para o moído, quanto para o torrado, é a almofada, com 80,3%, sendo que a embalagem à vácuo, que, representava 40%, caiu para 10,2%.

Indústrias do café associadas ABIC

As indústrias do café associadas ABIC são responsáveis por 72,4% da produção do café torrado, tanto em grão, quanto moído. Com esse volume de produção, elas detém 85,4% de participação (share) no mercado de produção de café brasileiro.

Dados da indústria produtora de café no Brasil

O estudo do Consumo de café no Brasil em 2020 também traz um perfil da indústria de produção de café brasileira. O setor é composto por 82% de micro e pequenas empresas e que 70% delas são administradas por famílias.

Outros dados:

  • 80% desses negócios têm até 19 colaboradores
  • Contam com capacidade de produção de até 2000 sacas por mês

Para mais informações sobre o consumo de café no Brasil em 2020, acesse os links abaixo ou o site da ABIC:

No texto abaixo, divulgamos uma matéria sobre as possíveis causas do aumento no consumo do café no Brasil.

Veja mais Sobre o Café

Receitas

Notícias

Marcas de Café

Quer mais informações sobre o mundo cafeeiro? Acesse nossa seção Sobre o Café.

4 comentários em “Dados de consumo de café em 2020”

  1. Pingback: Tudo sobre café coado - Café que Marca

  2. Pingback: Marca de café 3 Corações - Café que Marca

  3. Pingback: Marca de Café Pilão - Café que Marca

  4. Pingback: Marca de Café Fazenda Pessegueiro - Café que Marca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.