Fruto do Café

Fruto do café em estágio de maturação avançado chamado de cereja
Fruto do café em estágio de maturação avançado chamado de cereja

O objetivo final de todo o processo de cultivo dos cafeeiros é a produção das sementes de café com alta qualidade. Para isso, o produtor de café tem que planejar cuidadosamente todas as etapas de produção para que não haja comprometimento na produtividade dos frutos do café, uma vez que é dentro deles que as sementes crescem e ficam alojadas até o seu beneficiamento para chegar às xícaras dos consumidores. Acesse nosso texto Sobre o Café para conhecer mais sobre as características do cafeeiro.

Floração: etapa antes do aparecimento do fruto do café

Antes do surgimento dos frutos, o cafeeiro passa pela estágio de floração. Neste etapa, os pés de cafés ficam cheios de flores brancas. Essas flores, depois do processo de fecundação, vão dar origem aos primeiros frutos do café, que se chamam chumbinhos, por terem o formato de pequenas bolinhas duras.

Posteriormente, os chumbinhos passarão pelo processo de maturação,que ocorre principalmente nos períodos frios e secos no Brasil, tornando-se o fruto do café. 

O fruto do café e as sementes

O fruto do café, em geral, produz duas sementes que são os grãos utilizados para o preparo da bebida. O livro Cultivares do Café, produzido pela Embrapa, traz com detalhes todas as partes que fazem parte do fruto do cafeeiro que, quando maduro, recebe o nome de cereja.

Mas qual é a anatomia do fruto do café?

O fruto do café é formado por várias partes. Conheça todas elas abaixo:

Pedúnculo: é a haste que suporta a flor e, posteriormente, o fruto e faz a ligação com o cafeeiro. Pelo pedúnculo também passa os nutrientes. 

Coroa: é a região do fruto oposta ao pedúnculo

Exocarpo ou epicarpo: é a camada externa do fruto, também conhecida como casca. Dependendo do cultivar, a cor do exocarpo pode ser vermelha ou amarela quando atinge o estágio de cereja. 

Mesocarpo: camada interna que é chamada também de mucilagem.

Endocarpo: conhecido como pergaminho

Sementes: as sementes do fruto do café são o tesouro que todo apreciador de café deseja. Apresentam formato plano em uma de suas partes e convexo na outra. No meio da parte plana, aparecem sulcos em sentido longitudinal. O endosperma que envolve a semente é verde, o que acaba dando a coloração à semente antes do processo de torrefação. 

Anatomia do fruto do café - Fonte da imagem: Por Original version: Y tambe. Vectorized by: Chabacano - Vectorization of image:Coffee_Bean_Structure.png, translated from ja:画像:Coffee Bean.png by the original author of the version 17:41, 4 Sep 2004., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1651043
Anatomia do fruto do café

Estrutura do fruto do café: 1: corte central 2: semente (endosperma) 3: derme (testa, epidermis), 4: empacotante (endocarpo) 5: camada de pectina 6: polpa (mesocarpo) 7: derme externa (pericarpo, exocarpo) – Fonte.

Vídeo conheça as partes do fruto do café

No vídeo abaixo, produzido pela Revista Cafeicultura, é possível visualizar em um modelo de café, todas as partes que compõem o fruto do café, de forma bem ilustrativa. Confira:

Fases de maturação dos frutos do café

A fase de maturação é a passagem do fruto verde para o maduro, passando a ser chamado de cereja. A cor do fruto pode ser vermelha ou amarela, dependendo do cultivar. 

A maturação dos frutos do café ocorre entre os meses de abril e junho. Nessa fase, ocorrem dois processos importantes: a degradação de clorofila e a síntese de carotenóides. No artigo “Maturação desejada” publicado pelo site Grupo Cultivar, segundo o texto, nessa etapa ocorrem ainda um rápido processo de metabolismo de açúcares e ácidos, um aumento em compostos voláteis (ésteres, aldeídos, cetonas, álcoois e outros, responsáveis pelo aroma característico dos frutos maduros).

Fase verde cana: o exocarpo ou casca, que no começo tem uma cor verde mais intensa, começa a perder a intensidade e passa a ficar mais claro. 

Amarelecimento: é a fase de transição da cor verde para a amarela, que ocorre até chegar a cor final do fruto, que pode ser amarela ou vermelha.

Fase cereja: fase que corresponde ao fruto maduro, que apresenta cor intensa vermelha ou amarela, dependendo do cultivar.

Fase passa: nesta fase os frutos do café começam a secar e a estragar.

Fase seco: última fase do grão, em que se encontra seco e totalmente sem valor para a produção do café. 

Vídeo fases de maturação do fruto do café

Confira no vídeo produzido pela RedeMaisHD as fases de maturação do fruto do café e como elas influenciam no sabor final da bebida café.

Sementes do café

As sementes do café são o resultado de todo o trabalho de produção do café realizado pelos produtores. Devido a sua importância, dedicamos um texto especificamente para as sementes, com mais detalhes.

Para que serve a casca do café?

Uso da palha do café como combustível

A casca do café pode ter várias utilidades depois de seu beneficiamento. O que usualmente chamamos de palha de café, ou seja, a casca do café, é a parte conhecida técnicamente como pergaminho.

Esse material, apesar de orgânico, não pode ser descartado de forma irregular, pois prejudica o solo, existindo legislação específica para isso.

Uma das destinações que podem ser dada à palha do café é a sua utilização como combustível para a própria secagem do café, substituindo o uso da madeira.

Uso da palha do café como adubo orgânico

A palha do café também pode ser destinada para a produção de adubo orgânico, porém, com alguns cuidados. Ela não pode ser utilizada diretamente no solo, sendo importante misturá-la com estercos ou outros produtos, e até enriquecida com a mistura de minerais e adubos.

Outros usos da palha do café

A palha do café também tem outros usos, como ser utilizada na ração dos animais, como meio para o cultivo de funtos e leveduras, para a produção de aguardente, de gás metano, de vinagre, papel e óleos essenciais. Mais informações, podem ser lidas no artigo Estudo do Aproveitamento da palha de café como combustível nos fornos de secagem.

Resumo Fruto do Café

Neste texto, vimos que a maioria dos cultivares de café produzem duas sementes por fruto. Também vimos que o fruto é formado por diversas partes, como o pendúculo, a coroa, o exocarpo ou epicarpo (casca), mesocarpo, endocarpo e as sementes, objeto de desejo dos amantes do café. 

O texto também apresentou as fases de maturação do fruto do café, que ocorre entre os meses de abril e junho: fase verde cana, amarelecimento, cereja, passa e seco. 

Espero que tenham gostado e aproveitem o site. Está cheio de informações sobre o mundo do café.

Leia mais sobre o café:

Sobre o Café

O que é um cultivar de café

História dos primeiros cultivares de café brasileiros

Sementes do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.