Marca de Café Bonblend

Marca de Café Bonblend

Olá, Amiga e Amigo do Site Café que Marca.

Preparado para mais uma boa história sobre sonhos, empreendedorismo e muita dedicação?

Então, se prepare para conhecer a trajetória da Marca de Café Bonblend.

Quem nos contou todos os detalhes foi Carlo Costa Gallinèa, diretor comercial e responsável pela expansão da marca Bonblend.

Vamos lá?

Ah, é sempre bom te lembrar de algo muito importante antes de você mergulhar na leitura dessa história.

Que é…

Sim, preparar um delicioso café!

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Como surgiu a marca de Café Bonblend

Surgiu como uma pulguinha atrás da orelha.

Sim, é isso mesmo. 

Vou te explicar melhor.

A marca foi fundada pelo casal Valéria e Claudimar Zomer.

Os dois são da cidade de Curitiba (PR), mas por questões de oportunidades profissionais e pessoais, se mudaram para Joinville (SC).

Essa é a cidade onde a marca foi criada e possui a sua sede.

Mas, e a tal da pulguinha?

Pois é, vamos lá.

Claudimar trabalhou por muitos anos em uma grande indústria de café localizada no estado do Paraná.

O nome da marca era Café Diana.

Chegavam a comercializar cerca de 700 a 800 toneladas de café.

Era um um alto consumo, mas com atuação muito focada no estado.

E essa passagem profissional de Claudimar pelo Café Diana deu uma bela bagagem para ele sobre o mundo do café.

E, além de toda a experiência que adquiriu sobre o processo de produção e beneficiamento do café, Claudimar tem formação em administração e química.

E é aqui que entra a pulguinha.

Ele e a esposa sempre tiveram a vontade de empreender, de criar um negócio próprio.

E com toda a experiência de Claudimar, sempre tiveram esse olhar para o mundo do café.

Mais especificamente para o mundo dos cafés especiais.

Carlo Costa Gallinèa - Diretor Comercial da Marca de Café Bonblend
Carlo Costa Gallinèa – Diretor Comercial da Marca de Café Bonblend

O início da jornada

Quando começaram a tirar o projeto do mundo das ideias e trazer para o papel, o casal já estava em Joinville.

Na cidade, o consumo de café espresso era muito baixo.

O município, de origem alemã, tinha outras preferências de bebidas como a cerveja e o consumo de café com leite.

Era um grande desafio introduzir na cultura local o consumo de café especial.

Mas o casal enxergou nessa barreira uma bela oportunidade para a realização do sonho.

Foi então que decidiram tirar a pulguinha de trás da orelha, que já estava incomodando.

Cafés para exportação

Durante a conversa, Carlo se lembrou de um dado interessante.

Tempos atrás, à época em que o casal buscava criar a sua marca, boa parte do café especial produzido pelo Brasil era exportado.

Muito pouco ficava no Brasil.

Isso acontecia por fatores econômicos e até mesmo pela cultura brasileira, que não tinha o hábito de tomar cafés especiais.

Carlo Costa Gallinèa - Diretor Comercial da Marca de Café Bonblend
Carlo Costa Gallinèa – Diretor Comercial da Marca de Café Bonblend

A gente queria desmistificar esse processo, tirar da cabeça do brasileiro que o café especial era só exportado e que era muito caro. Que o brasileiro não poderia ter acesso”. 

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Primeiros passos

Os primeiros passos começaram em 2009.

Criaram a marca, fizeram o registro, definiram o conceito que seria trabalhado e as linhas de produtos.

“A ideia era trabalhar com café especial, com preço justo, para que o brasileiro pudesse tomar uma bebida diferenciada e de qualidade”.

Fornecedores e torrefação

Para poderem oferecer um café de qualidade, precisavam de fornecedores de… qualidade.

E a experiência de Claudimar foi essencial neste momento.

Começaram a pesquisar por produtores de café que pudessem atender à demanda da marca e aos rigorosos critérios estabelecidos.

Outro ponto importante, foi que decidiram que o processo de torrefação do café seria feito por eles.

Dessa forma, adquiriram um torrador de baixa escala, mas que permitisse iniciar o projeto.

Origem do nome Bonblend: a combinação perfeita

Com os fornecedores selecionados, cafés escolhidos, o casal começou a criar os blends de cafés que fariam parte da linha de produtos.

Foram vários estudos e combinações de grãos até chegar no que definiram como ideal.

Os objetivos eram criar blends específicos e exclusivos.

Ou seja, alcançar “A combinação perfeita”, que é o atual slogan da marca.

E um bom blend, consegue criar uma experiência degustativa diferenciada.

Daí, então, surgiu o nome da marca: Bonblend!

“Com um bom blend, você consegue combinar o café com praticamente todos os tipos de acompanhamentos. Seja um leite, um alimento, uma iguaria.O blend vai combinar perfeitamente, criando uma experiência degustativa maravilhosa”. 

O blend é uma mistura perfeita de grãos selecionados, que equilibra o sabor e o aroma do café.

Bom, até agora, tudo está correndo bem!

Estrutura montada, marca registrada, blends criados, mas como e onde comercializar esses cafés especiais?

A Cafeteria Bonblend

Foi em 2010 que começaram a disponibilizar os produtos criados para a marca de Café Bonblend aos consumidores.

Trabalho de formiguinha!

Começaram apresentando para um familiar, um amigo….

Iam avaliando o que eles diziam sobre a qualidade e a experiência de tomar os blends.

E as vendas começaram a evoluir.

Foi então que surgiu a ideia de montar uma cafeteria que pudesse servir de vitrine para a marca.

E Joinville ganhou uma cafeteria modelo, um espaço inovador, amplo, para que todos pudessem ter uma experiência diferenciada no ato de tomar café.

Havia ainda um torrador de café dentro da cafeteria.

Dá até para sentir o cheirinho de café sendo torrado ao imaginar isso, não?

Localizada estrategicamente em uma região movimentada da cidade, logo a cafeteria se tornou um ponto de encontro das pessoas que trabalhavam na redondeza.

E a marca continuava crescendo, ganhando mercado e novos consumidores.

E, em determinado momento, os fundadores da Bonblend tiveram que definir novos rumos para a marca.

Foi então que decidiram que iriam focar somente nos produtos e acabaram fechando a cafeteria.

Carlo conta que no local, atualmente, funciona um restaurante português, que se tornou cliente da Bonblend.

Criaram um blend especial para o local, com a marca do estabelecimento. 

Esse é  um serviço diferenciado da Bonblend que vamos falar mais para frente.

Expansão da marca

A marca ainda possui uma atuação mais regional, mas que aos poucos está mudando.

Os projetos de expansão estão bem definidos e os passos já começaram nesse sentido.

Os fundadores querem levar a experiência de degustar um café Bonblend para outras localidades, para outros consumidores.

Inclusive, com foco na exportação.

E foi com esse objetivo que Carlo entrou para a operação da marca.

Ele conta que quando foi convidado, não entendia quase nada de café, mas tinha muita experiência na área comercial.

Porém, como não consegue fazer parte de um negócio sem entender sobre ele, não ficou parado.

Mergulhou no mundo do café: livros, cursos, palestras e tudo que pudesse agregar conhecimento sobre o assunto.

E adivinhem?

Se tornou mais um #coffeelover

Não tem jeito!

“O café é um mundo fascinante. É muito gratificante você conseguir colocar um café diferenciado e a pessoa perceber, por mais leigo que seja, perceber que tem diferença daquilo que habitualmente consome”.

Em virtude da qualidade dos cafés e do trabalho que vem sendo feito, a Bonblend registra em 2021 crescimento nas vendas de 15,4% em relação ao mesmo período de 2020. 

E para 2022, a empresa deseja crescer ainda mais.

Cafés especiais

Realmente, quando você entra para o mundo dos cafés, você conhece um mundo novo de sabores e aroma.

“Se você comparar nosso café de ‘entrada’ com uma marca de varejo, você já vai perceber a diferença”.

Isso ocorre porque mesmo o café tradicional da marca Bonblend é produzido com grãos de qualidade.

“As pessoas percebem a diferença. E o mais legal é que quando o café do cliente acaba, ela não consegue voltar para o grão anterior”.

Muitos clientes relatam que acabam não conseguindo mais tomar os cafés de varejo que consumiam.

“E é muito gratificante conseguir levar esse tipo de informação para essas pessoas. E quando ele entra nos especiais, nos microlotes… aí, não tem mais volta”.

Padrão de qualidade

Carlo destaca que a marca Bonblend consegue manter um padrão nos cafés que envolvem os grãos, a torra, para que não haja variações nos aromas e sabores. 

“Gostamos do padrão para sempre agradar o paladar de nossos clientes”.

Se você experimentar um café Bonblend hoje e voltar a tomá-lo daqui uns meses, sentirá os mesmos sabores e aromas.

“Conseguimos esse alto padrão de qualidade, pois fizemos uma seleção de cafeicultores, que estão com a marca desde 2009, seguindo os tipos de grãos, formato e tamanho. 

E são torrados sempre da mesma forma, para manter as características da bebida”.

Carlo contou uma história bem bacana sobre o tema.

Havia um cliente da cafeteria, um italiano, que estava sempre por lá e sempre pedia um ristretto duplo.

Após uma temporada na Itália, voltou e pediu novamente a bebida como sempre fazia.

E, para a surpresa dele, sentiu o mesmo sabor e aroma.

“Ele sempre perguntava como conseguimos manter o mesmo gosto do café”. 

Embalagens

Para garantir a qualidade dos cafés, a Bonblend investiu em embalagens especiais, tipo exportação.

Elas possuem válvulas de alta eficiência para manter o café o mais fresco possível até o consumo do cliente.

As embalagens possuem camadas triplas, que protegem o café, garantindo o sabor e o aroma. 

Linha de Cafés Marca Bonblend
Linha de Cafés Marca Bonblend

Linha de cafés Bonblend

A Bonblend tem uma linha produtiva com cinco tipos de café.

Toda a seleção dos grãos da marca de Café Bonblend é feita pelo Claudimar, usando toda a experiência adquirida ao longo dos anos.

Depois da linha tradicional, a marca passa a disponibilizar cafés em grão e em pó.

Sendo todos produzidos com cafés 100% arábica.

Em geral, possuem torra média, são mais adocicados e suaves, produzidos especialmente para quem gosta de um café mais especial. 

Então, vamos conhecer os tipos de cafés comercializados pela marca?

Café Tradicional Bonblend
Café Tradicional Bonblend

Café Tradicional em pó Bonblend

Uma linha de entrada, embalada a vácuo. O café tradicional Bonblend foi produzido para agradar o paladar do brasileiro, que culturalmente, gosta de um café mais forte, encorpado e com um pouco mais de amargor. Para chegar neste blend, a marca utilizou cafés arábica e robusta. 

Café Clássico Bonblend
Café Clássico Bonblend

Café Clássico Bonblend

Foi criado para atender às demandas do setor de food service, mas acabou tendo boa aceitação pelos consumidores. É um café um pouco mais encorpado, com uma torra média. O café Clássico fica excelente no coado, na prensa francesa ou na italiana.

Café Superior Bonblend
Café Superior Bonblend

Café Superior bonblend

Blend diferenciado, composto por grãos 100% arábica, torra média, mais adocicado, achocolatado, com bom corpo.

Café Premium Bonblend
Café Premium Bonblend

Café Premium Bonblend

Café cítrico e frutado, com boa acidez. Vai muito bem no expresso.

Regionais e microlotes 

A Bonblend tem uma linha de cafés regionais de alta qualidade. 

Atualmente, são provenientes de três regiões conhecidas pela alta qualidade dos cafés produzidos: Paraná, Bahia e Minas Gerais. Porém, a Bonblend analisa regularmente os cafés em todos os Estados do Brasil na busca dos melhores grãos, que conferem o aroma e sabor desejados.

O café originário da Bahia foi adquirido em um leilão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). 

Para participar do leilão promovido pela associação, os cafés passam pela avaliação de grandes especialistas, que o pontuam e o classificam de acordo com as suas características. 

Para saber mais sobre os cafés premiados, acesse o texto Os melhores cafés do Brasil em 2021.

Já os microlotes provenientes do Paraná e Minas Gerais passam por um processo de seleção rigoroso.

São selecionadas amostras de produtores, que passam pela avaliação da equipe técnica da Bonblend.

Após a escolha, os cafés são torrados pela marca, procurando ressaltar as características de cada café. 

Para a compra dos microlotes no site da marca, a empresa consegue oferecer um diferencial.

O cliente consegue escolher o tipo e o ponto de torra e a moagem, de acordo com o método que ele irá preparar o café.

“Esse é um grande diferencial da marca, pois exige uma grande logística e conhecimento de nossa equipe”.

Cafés Regionais Bonblend
Cafés Regionais Bonblend

Cafés Regionais Bonblend

Cafés Microlotes Bonblend
Cafés Microlotes Bonblend

Cafés Microlotes Bonblend

Linha Private

A Linha Private é um serviço que a Bonblend presta em formato de consultoria para quem deseja criar a própria marca de café.

O cliente pode optar por utilizar uma das linhas da Bonblend ou criar uma linha exclusiva para ele.

“É um processo que leva até alguns meses, pois o cliente precisa escolher o tipo de café, qual o sabor, aroma, mais cítrico, adocicado, encorpado, entre outras características. Para isso, buscamos os melhores grãos dos produtores e fazemos todo o processo até chegar na qualidade desejada pelo cliente. Desenvolvemos, inclusive, a embalagem. É um enorme esforço, mas fazemos questão de atender com extrema qualidade para que o cliente fique satisfeito”.

Onde comprar a marca de Café Bonblend

Os cafés da marca Bonblend podem ser adquiridos em diversos pontos de venda em Joinville e pelo tele-entrega (Joinville: 47-99181-8214, Curitiba e Região Metropolitana 41-99213-4567)

Mas, já estão em processo de expansão para outras regiões. 

“Vamos começar a credenciar representantes de vendas para aumentar nossa capilaridade”. 

A marca também está presente em diversos marketplaces (confira as opções ao lado dos produtos).

Mas o canal principal para o consumidor encontrar os cafés Bonblend é o site da marca.

Onde inclusive, é possível comprar os regionais.

Clique aqui para acessar.

EXPORTAÇÃO

Além da expansão para outras regiões brasileiras, a marca Bonblend também está de olho no mercado internacional.

Já há projetos para levar a presença da marca para países europeus como Portugal, Espanha, Turquia  e para o Mercosul, especificamente Argentina e Uruguai.

Também há um projeto voltado para os Estados Unidos. 

Para a expansão, a marca fará um trabalho diferenciado em que os consumidores terão uma gama de detalhes referentes à produção do café, como a sua origem, quem produziu, entre outras curiosidades.

“Nosso objetivo é criar uma marca diferenciada nas diversas linhas de produtos que disponibilizamos”.

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