Marca de Café Quilombo

Marca de Café Quilombo: representatividade do negro no mundo cafeeiro

Olá,

Muito ter você aqui com a gente.

Neste post, vamos apresentar para vocês a marca de Café Quilombo.

E acredito que, assim como nós, do Café que Marca, você também vai se apaixonar por essa marca de café: cheia de energia, propósito e muito engajamento !

Surgimento da Marca Café Quilombo

A história do café no Brasil é muito rica e com grandes contribuições para a formação e desenvolvimento do nosso país. Até hoje, a produção desses preciosos grãos é parte importante da agricultura com grandes impactos em nossa economia, sendo um dos produtos mais exportados. 

Porém, muitas vezes, a história não é justa e não traz todos os detalhes. Sempre que estudamos sobre a história da produção de café no Brasil, acabamos destacando os grandes barões e suas contribuições para o desenvolvimento da cafeicultura e das cidades.

Mas um importante personagem merece grande destaque, não só em relação ao café, mas em praticamente todos os momentos de nosso passado como nação: o negro, que chegou ao país de uma forma que não devemos nos orgulhar. Trazidos como escravos, foram por muitos anos a força motriz do desenvolvimento de nossa economia.  

Os fazendeiros compravam os escravos por meio do comércio ilegal conhecido como tráfico negreiro, que trazia os negros de outros países, principalmente, dos países localizados no continente africano. Outra forma de ‘adquirir’ o escravo era comprando de outros fazendeiros, neste caso, era proveniente das áreas produtoras de açúcar que se encontravam em decadência. 

A população escrava negra foi por muitos anos os responsáveis por todo o processo de cultivo e produção de café no Brasil. E é essa a história que Danilo Negrette conta por meio da marca de Café Quilombo que idealizou e criou.

Significado do Café Quilombo

O termo quilombo tem um significado forte, tanto em relação ao seu conceito, quanto sobre a sua contribuição histórica para a resistência negra em relação à escravidão no Brasil. O termo é originário dos dialetos que pertencem à família bandu e, em seu significado original, faz referência aos guerreiros imbangalas. Aqui no Brasil, tornou-se o principal símbolo de resistência e luta contra o período escravatório. Quilombo foi o nome que passou a denominar os locais para onde os ‘escravos fugitivos’ se dirigiam em busca de proteção. Para saber mais sobre a história e importância desses agrupamentos, sugerimos a leitura do texto Quilombo do Wikipedia.

Porém, os quilombos eram mais do que simples acampamentos que recebiam os escravos. Muitos se tornaram verdadeiras comunidades e os negros que lá habitavam viviam segundo os costumes da cultura africana. E, claro, defendendo a liberdade!

Saiba mais sobre a história dos Quilombos

Apresentação Café Quilombo – Danilo Negrete

O Café Quilombo nasceu com a ideia de vender além de um simples café. Os quilombolas traziam a mensagem de comunhão, e assim é com a hora de tomar aquele café fresquinho; um momento de compartilhar ou de simplesmente dá uma pausa para descontrair. 


Danilo Negrete
Danilo Negrete, fundador da marca de Café Quilombo

Cafés especiais marca Café Quilombo

Os cafés da marca Quilombo seguem os bons preceitos que um café de qualidade deve ter. São colhidos manualmente diretamente do pé de café, de forma seletiva, em que somente os grãos maduros são recolhidos. 

O processo de secagem, uma importante etapa do beneficiamento do café, é realizado em terreiros de tijolo, o que evita o contato do grão com o solo, evitando que o café sofra alguma alteração, principalmente em seu sabor. O cuidado com o armazenamento também contribui para garantir a qualidade final da bebida, sendo realizado em ambientes arejados e frescos. 

Nossos grãos de café passam por um processo de eliminação de defeitos depois de serem beneficiados e selecionados pelo tamanho, sendo aprovados numa classificação realizada no laboratório da própria fazenda, para serem torrados de forma artesanal em modernos torradores de 2Kg e 15Kg.

Site Café Quilombo

Conheça os cafés da marca de Café Quilombo

Quilombo Capixaba

O café Quilombo Capixaba possui intensidade alta, sabor forte e coloração escura. A denominação refere-se à região de origem do grão, conhecida como semiárido capixaba. Nessa área, destaca-se a produção de café robusta (Coffea canephora). Em nosso texto Sobre o Café, falamos um pouco sobre essa espécie de café. Uma característica importante do robusta é a alta concentração de cafeína, o que lhe confere um amargor mais acentuado em relação aos cafés da espécie arábica. 

Confira a ficha técnica do café Quilombo Capixaba

  • Grão: Robusta (Coffea Canephora)  
  • Tipo: Conilon Vitoria 
  • Torra: Escura 
  • Região: Semi Árido Capixaba – ES
  • Altitude: 600 metros 

Quilombo Mineiro 

O Café Quilombo Mineiro é produzido nas montanhas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, em regiões de grande tradição na produção de café no Brasil. Cultivado em regiões de altas altitudes, o que deixa o café mais doce, sendo 100% café arábica. 

Confira a ficha técnica do café Quilombo Mineiro

  • Grão: Catuaí Vermelho
  • Tipo: 100% arábica  
  • Torra: Média
  • Região: Sul de Minas Gerais
  • Pontuação: 84
  • Altitude: 1.300 metros.

Marcas de Café Quilombo em cápsulas

O Café Quilombo também investiu na diversificação e está antenado às tendências do mercado, trazendo as versões de seus cafés para a modalidade café em cápsula, compatíveis com as máquinas de espresso Nespresso.

Vale ressaltar que as cápsulas do café Quilombo são biodegradáveis, ou seja, quando descartadas no meio ambiente se decompõem e não prejudicam a natureza. Ponto importante a marca se firmar como uma empresa diferenciada e que tem grandes propósitos. 

Drip Coffee Quilombola marca de Café Quilombo

Drip Coffee Café Quilombo
Drip Coffee Café Quilombo

Outra grande tendência do mercado de café são os Drip Coffes, pequenos saquinhos, parecidos com os de chá, que você consegue coar o café de forma individual. Muito prático para quem quer tomar pouco café e quer preparar a bebida de forma rápida.

Cold Brew marca de Café Quilombo

Cold Brew Café Quilombo
Cold Brew Café Quilombo

Bebida já consolidada entre os amantes de café, o cold brew é uma bebida de café preparada por um processo de extração a frio, levando cerca de 12 a 18h para ficar pronto. A tendência é que a bebida final seja adocicada, uma vez que a água fria extrai menos cafeína do que nos processos com água quente. 

Um diferencial do Cold Brew da marca de Café Quilombo é que ele é mais concentrado, podendo ser diluído para ter mais rendimento ou para o preparo de outras bebidas. 

Planos de assinatura marca de Café Quilombo

A marca lançou alguns planos de assinatura de café e, claro, também fazem homenagem à cultura negra. Cada plano, oferece uma quantidade de café entregue mensalmente na casa do cliente.

Veja abaixo o nomes dos planos:

  • Congo – café moído ou em grão
  • Moçambique – café moído ou em grão
  • Angola – café em cápsula

Marca de Café Quilombo: responsabilidade social e ambiental

E não era de se surpreender que uma marca tão engajada com causas sociais relacionadas à história do negro, que muito contribuíram e continuam contribuindo para o Brasil, também investisse em ações de responsabilidade social e ambiental. 

O Café Quilombo criou o Projeto Quilombo, que em parceria com a Revista Barista Wave, disponibiliza descontos nos cursos para a formação de profissionais especialistas no mundo do café. 

Já em parceria com o Projeto Diamantes na Cozinha, realiza workshops sobre o mundo do café especial para a população da periferia do Rio de Janeiro. 

Na área ambiental, o Café Quilombo teve uma sacada genial: a embalagem do café vira um coador de pano, que pode ser reaproveitado. Além disso, realizam a doação de uma árvore para o Instituto Refloresta. 

Resumo Café Quilombo

E aí, gostaram de conhecer toda a proposta do Café Quilombo? Ficamos apaixonados como a marca foi construída seguindo os pilares cultura, sociedade e meio ambiente. Todos os detalhes foram cuidadosamente pensados e implementados. Temos certeza que, à medida que a marca for crescendo, vai conseguir agregar valor à própria marca, aos consumidores e ao mundo do café. 

Site Marca de Café Quilombo

Para saber mais sobre a marca, acesse o site do Café Quilombo.

Veja mais sobre o Café

Siga o Café que Marca nas redes sociais:

Receitas

Notícias

Marcas de Café

10 comentários em “Marca de Café Quilombo: representatividade do negro no mundo cafeeiro”

  1. Pingback: Músicas para tomar café: playlist do cafezinho parte 1 - Café que Marca

  2. Pingback: Marca de café 3 Corações - Café que Marca

  3. Pingback: Saiba o que é o Coffee Tonic e como preparar - Café que Marca

  4. Pingback: Conheça o café para comer Bitcoffee - Café que Marca

  5. Pingback: Café pingado - Café que Marca

  6. Pingback: Café árabe ou café turco - Café que Marca

  7. Pingback: Café e personalidade - Café que Marca

  8. Pingback: Consumo de café no Brasil em 2020 - Café que Marca

  9. Pingback: Marca de Café Pilão - Café que Marca

  10. Pingback: Marca de Café Fazenda Pessegueiro - Café que Marca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.