Segredos do café de alta qualidade

Café de alta qualidade cuidadosamente nas mãos de uma produtora
Café de alta qualidade cuidadosamente nas mãos de uma produtora

Matéria da Rede Mais com a cafeicultora Maria Isabel de Carvalho revela os segredos do café de alta qualidade que ela produz na Fazenda Vera Cruz, localizada na cidade Conceição da Aparecida, no Estado de Minas Gerais (MG), a 1.100 metros de altitude.

Participando pela primeira vez do concurso Florada Premiada, promovido pela empresa 3 Corações em parceria com a BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais, a produtora de café conquistou a primeira colocação na categoria natural (via seca).

O café especial produzido pela Maria Isabel na Fazenda Vera Cruz é da variedade Arara e alcançou incríveis 92,10 pontos, o que coloca o grão produzido por ela em um patamar muito alto de qualidade.

História na produção de café de alta qualidade

Maria Isabel conta que nasceu e cresceu na lavoura de café. Uma tradição que veio do pai e agora já está passando para a terceira geração representada pela participação de seu sobrinho na produção.

Ela conta que desde criança aprendeu a cuidar da lavoura de café da família e, que depois, ela e o irmão assumiram a produção. Uma história que se mistura com trabalho, dedicação e boas lembranças dos momentos em família.

Na matéria, ela comenta que foi a primeira vez que participou, mas quando realizou a inscrição já pressentia que iria ganhar.

Sobre o café Arara

De acordo com o Consórcio Pesquisa do Café, o cultivar Arara é fruto da hibridação natural, ou seja, cruzamento entre as cultivares Obatã e Catuaí Amarelo. Foi identificada pelo Engenheiro Agrônomo Francisco Barbosa Lima, em 1988. Possui alto vigor, com porte alto, produzindo grãos grandes de café e com resistência à ferrugem.

Algumas características do pé de café Arara:

  • Frutos amarelos
  • Sementes de formato oblongo
  • Alta produtividade
  • Baixa produção de sementes tipo moca
  • Alta tolerância à seca
  • Bebida de boa qualidade
  • Ciclo de maturação dos frutos tardio
  • Altamente resistente à ferrugem do cafeeiro

Sobre o Concurso Florada Premiada

O concurso Florada Premiada é realizado pela companhia de café 3 Corações em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA. Em 2020, ocorreu a sua terceira edição é voltada para a participação das mulheres produtoras de café. Do concurso, saem raros Microlotes de 84 a mais de 90 pontos.

Projeto Florada

O Concurso Florada Premiada é uma das ações do Projeto Florada do grupo 3 Corações que visa apoiar o trabalho das mulheres no campo de produção de café.

Saiba mais sobre o Projeto Florada.

Assista à matéria com a produtora de café Maria Isabel:

Veja mais Sobre o Café

Receitas

Notícias

Marcas de Café

Quer mais informações sobre o mundo cafeeiro? Acesse nossa seção Sobre o Café.

3 comentários em “Segredos do café de alta qualidade”

  1. Pingback: Marca de café 3 Corações - Café que Marca

  2. Pingback: Marca de Café Pilão - Café que Marca

  3. Pingback: Marca de Café Fazenda Pessegueiro - Café que Marca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.